quarta-feira, 6 de maio de 2009

RETENÇÃO E COMPARTILHAMENTO DO CAPITAL INTELECTUAL NAS EMPRESAS


INTRODUÇÃO

Informações e conhecimento permeiam as atividades dentro de uma empresa, daí a importância de se preservar e proporcionar um ambiente que seja propício para o compartilhamento desse conhecimento.
Seriamos ingênuas se acreditássemos que proporcionar o compartilhamento de informações dentro das empresas é uma tarefa fácil, mas acreditamos não ser impossível provocar os indivíduos e equipes a uma profunda análise das circunstâncias, do diálogo pertinente e até do impertinente, do exercício da mente, coração e vontade abertos, do assumir responsabilidades pelas ações.
Dentro desta perspectiva dirigimos nosso olhar para os talentos que atuam nas empresas e verificamos que uma grande problemática é: Como não perder o conhecimento tácito dos colaboradores, adquirido muitas vezes por meio de treinamentos adicionais e/ou experiência na função desempenhada?
Dentre os muitos aspectos que devem ser levados em conta há primeiramente que identificar o conhecimento que há nas organizações, quem são os especialistas e suas redes internas.
O aspecto colaborativo de troca de informações dentro da empresa pode ser dificultado devido à gestão enxuta, reestruturação constante ou a crescente troca de funcionários. Para combater esse problema é preciso haver recursos que proporcionem a transparência e o compartilhamento do conhecimento que envolve questões de poder e confiança.
Outro desafio é como tornar as informações e o conhecimento visíveis e que ferramentas seriam necessárias e quais seriam as ideais para possibilitar o fácil acesso e a retenção do conhecimento da empresa. Além disso, é também imprescindível resaltar a importância da implementação de processos que garantam a atualização constante dessas informações. Essa questão enfrenta atualmente uma dificuldade crescente devido à velocidade e quantidade das informações geradas pelo advento da Internet e desenvolvimento de novas tecnologias que se tornam absoletas de um dia para outro.

Em face a tantos desafios, com base na literatura, apresentaremos numa visão crítica, diferente cenários possíveis de empresas onde a gestão do conhecimento organizacional é e onde não é possível e seus aspectos concernentes.
Estudar o tema para nós apresenta-se como uma oportunidade de aprendizado e um novo olhar sobre as Pessoas, não apenas como Recursos, e sim, lançando um olhar para o Capital Intelectual e Humano que elas carregam consigo, que podem fazer a diferença dentro da organização.


Arlete Cagnoto de Mello
Inês Uehara
Silvia Regina Costa

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