segunda-feira, 11 de maio de 2009

Gestão de Arquivos na Atualidade



Introdução de Marilêda Guimarães

Para AVEDON (2001) documento é um conjunto de informações portátil. Documentos podem estar em formato papel, microfilme ou eletrônicos (magnéticos ou ópticos)
Segundo Fonseca (2005) “Gestão de documentos é o planejamento, o controle, a direção, a organização, o treinamento, a promoção e outras atividades gerenciais relacionada à criação, manutenção, uso e eliminação de documentos, com a finalidade de obter registros adequados e apropriados das ações e trações do governo federal e efetivo e econômica gestão das operações das gerências”
O acumulo da informação surgiu através dos governos com a necessidade de coletar e armazenar informações da população, essas informações eram geradas a partir de censo, aplicadas apenas para fins administrativos.
Á medida que os documentos aumentavam de volume houve a necessidade de repositórios especiais. Esses documentos eram no suporte de rolos de pergaminho e o armazenamento era junto de outros objetos sem nenhum tratamento técnico.
Os arquivos no século XIII eram centralizados e constantemente movidos de um lugar para o outro seguindo os seus donos, criando assim sérios problemas para o desenvolvimento do arquivo.
Com o princípio da proveniência, criou a classificação e a organização do acervo, hoje denominada gestão da informação.
No século XX surge a preocupação em fazer o descartes de documentos devido o aumento da informação. Diante da problemática de não eliminar documentos que teriam que ser preservados, Silvia e colaboradores identificam dois principais modelos, o modelo inglês e o alemão.
Nos dias de hoje a informação vem aumentando a cada minuto e se modernizando dando origem a vários formatos e suportes.
Com o advento da tecnologia a informação democratizou e impede as barreiras do seu acesso. O usuário não precisa estar no local físico para realizar as suas pesquisas ou para se manter informado.
As redes de computadores cresceram de maneira surpreendente invadindo o cotidiano das pessoas.
Com tanta tecnologia como conservar estas informações para não se perderem já que o objetivo da guarda de documentos é disponibilizar para os usuários? Esses novos suportes também precisam de tratamento tanto técnico como de preservação para não termos uma informação não estruturada. É um desafio para os profissionais da gestão da informação acompanhar os novos formatos e suportes para levar a informação para toda parte do mundo em questão de segundos
.

Nenhum comentário: