segunda-feira, 11 de maio de 2009

AVALIAÇÃO DA COMPETÊNCIA DE LEITURA EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Introdução de Evanete
Trabalhar a competência de leitura com crianças em idade escolar pode ser uma tarefa desafiadora. A criança é bombardeada diariamente com alternativas de divertimento e cultura que nem sempre estão ligadas com a leitura propriamente dita.
Hoje a grande maioria das crianças são adeptas ao videogame, Internet, jogos eletrônicos e despertá-la par ao gosto da leitura nos mais diferentes portadores de texto, requer do profissional que está à frente dessa missão, dinamismo e permanente atualização.
Ler por deleite pode ser o caminho para formar futuros leitores conscientes dos valores agregados que essa prática cotidiana proporciona. Mas como formar leitores competentes nesse universo de possibilidades que as novas tecnologias oferecem?
Diante do resultado de uma pesquisa de campo aplicada aos profissionais que trabalham no Ensino Fundamental I verificou-se que, o computador com toda a sua interatividade e riqueza multimídia é contagiante, mas para a criança deve ser encarado apenas como uma ferramenta a mais de estímulo nesse processo de formação de competência em leitura.
Apesar de todos os avanços tecnológicos, o livro ainda é o grande incentivador da leitura e continua “arrebanhando” multidões às bienais, livrarias e afins.

Nenhum comentário: