quarta-feira, 13 de maio de 2009

Memória Empresarial


Introdução de Mariana Ramalhaes Feitosa

Todo e qualquer ser humano, desde o nascimento, constitui individualmente ou em grupo uma história de vida, e as empresas não são diferentes.
Desde a fundação de qualquer empresa uma história está sendo composta, o local onde ela está localizada, o dono da empresa, os funcionários, o ramo exercido, os produtos oferecidos, orçamentos, fornecedores, entre outros acontecimentos comuns nas organizações. Todas essas funções fazem parte da história da empresa, e com o passar do tempo para que ela seja retratada em todos seus detalhes é preciso recorrer ao que chamamos de memória.
A memória tem como referência registrar fatos ou lembranças ocorridas, com as pessoas e nas organizações constituídas por elas.
As empresas estão frente a um novo cenário, um mercado mais competitivo e complexo, o qual exige delas uma nova forma de destaque na sociedade. Atualmente, um dos diferenciais encontrados é o desenvolvimento de sua história e a Memória Empresarial vem a contribuir positivamente para o fortalecimento da imagem da organização.
A Memória Empresarial é uma ferramenta de comunicação corporativa, capaz de fortalecer a identidade da organização para que não percam a sua história com o tempo, e sim a valorize e a controle.
Este trabalho visa abordar a importância da Memória Empresarial, indicando maneiras para que ela seja trabalhada e mantida; como ela pode contribuir para comunicação interna e externa da empresa; e por fim, fazer da empresa um grande diferencial no mercado.

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