segunda-feira, 11 de maio de 2009

Os arquivos históricos da Secretária Municipal de Educação da cidade de São Paulo

INTRODUÇÃO de Elaine Aparecida Silva

A idéia para a pesquisa surgiu através do interesse nos documentos que constituem a história da educação municipal da cidade de São Paulo.
Em levantamento inicial foi verificado que a Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo (SME) tem ações voltadas para a preservação e organização dos documentos que compõem sua memória/ história, contando com uma Biblioteca e dois arquivos históricos, nesse estudo o foco será para os arquivos.
Segundo Gonçalves (2008) a partir de 1990 o debate sobre arquivos escolares tem se tornado freqüente, maximizando a preocupação com a preservação e organização desses arquivos, que guardam a memória indispensável para estudos sobre história da educação, cultura escolar e histórico de instituições escolares. E ainda acrescenta que:
As questões referentes à cultura escolar e a fontes que permitam sua percepção e estudo acabam por fazer voltar os olhares aos arquivos escolares, em busca de registros documentais que permitam a reconstituição da cultura material escolar das instituições educativas. (GONÇALVES, 2008, p.3).
O arquivo escolar é formado por todos os tipos de documentos produzidos, recebidos e guardados na escola em qualquer suporte informacional.
Neste estudo a preocupação com a preservação dos arquivos escolares está voltada para os documentos que não tem mais amparo legal para permanecerem guardados, e que correm o risco de serem descartados a qualquer momento para liberação de espaço para outros fins. De acordo com ZAIA (2004) lidar com essa questão exige da instituição escolar ações voltadas à organização e preservação das fontes documentais desde sua criação, até sua destinação final.
Os documentos do arquivo escolar são testemunhos da cultura e da história de determinada instituição e da comunidade escolar que a freqüentou.
As instituições educacionais do município de São Paulo formam o sistema educativo municipal. A seleção e o agrupamento de documentos advindos de diversos arquivos escolares compõem a história da educação municipal, estadual e nacional.
De acordo com Paes (1997) o destino dos arquivos é passar por uma lenta evolução, embora diminua o seu valor administrativo, aumenta a sua importância como documentação histórica. A função de um arquivo permanente/ histórico é:
[...] reunir, conservar, arranjar, descrever e facilitar a consulta dos documentos oficiais, de uso-não corrente, ou seja, concentrar sob sua custódia, conservar e tornar acessíveis documentos não-correntes, que possam torna-se úteis para fins administrativos, pesquisas históricas e outros fins. (PAES, 1997, p.121).
Através da literatura de áreas como educação e arquivologia percebemos que não é dada devida importância aos arquivos escolares nas instituições educacionais, poucas se preocupam com a organização e preservação do seu acervo documental.
Esse problema e suas conseqüências no desenvolvimento da história da educação são percebidos por um número crescente de pesquisadores que reclamam do escasso número de fontes disponíveis para coleta de informações em suas pesquisas.
Diante disso, percebe-se que o desafio evidente é transformar os arquivos inativos de instituições escolares em históricos para que seu alcance ultrapasse a secretária da escola.
A Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo conta com dois arquivos históricos: Memória Técnica Documental (MTD) e Memorial do Ensino Municipal (MEM).
A proposição desta pesquisa é fazer um estudo/ diagnóstico dos arquivos históricos da Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo.
O estudo é teórico e descritivo e se justifica pela necessidade de colocar em evidência a importância dos arquivos escolares e apresentar a comunidade acadêmica exemplos reais de arquivos históricos na área da Educação.
A
REFERÊNCIAS

GONÇALVES, Nadia G. O arquivo histórico do Colégio Estadual do
Paraná: organização e inventário de seu acervo documental. In: Cultura Escolar Migrações e Cidadania - Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 7., 2008, Porto. Anais eletrônicos... Disponível em: . Acesso em: 1 de abril de 2009.

PAES, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 1997.

ZAIA, Iomar. O acervo escolar: organização e cuidados básicos. São Paulo: Faculdade de Educação – USP, 2004.

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