quarta-feira, 13 de maio de 2009

Estudo de caso AG



INTRODUÇÃO de Rosangela Rosa Moraes

As publicações e os eventos atuais da área de documentação tem exibido um cenário onde as empresas demonstram uma certa urgência em obterem soluções para algumas ineficiências apresentadas em seus sistemas de gestão de documentos.

No momento fazemos parte deste cenário. Trabalhamos numa empresa onde os sistemas de gestão de arquivo e documentação já estão implantados, com resultados bastante positivos.

Porém, o fato da empresa ser do ramo da construção pesada, faz com que suas atividades se estendam do corporativo, para os canteiros de obras que detêm no território brasileiro.

Na área corporativa o monitoramento das atividades após a implantação da gestão se dá de uma maneira mais facilitada. É como se a cultura da otimização de espaço, organização e disponibilização de informação já estivessem incutidas nas cabeças o que viabiliza nosso trabalho.

O mesmo não acontece nos canteiros de obra. A demanda de trabalho é outra. Tudo na obra é muito dinâmico, sendo que as atividades estão sempre ligadas ao tempo de duração dela assinado em contrato, inclusive a rotatividade de funcionários.

Neste trabalho faremos um estudo do processo da implantação da gestão de arquivos nestas obras. Para tal, primeiramente faremos uma descrição das etapas que o envolve. Apontaremos a seguir alguns pontos frágeis que temos encontrado durante sua implantação, e que tem impedido um total êxito no desenvolvimento do processo até a sua conclusão. A seguir faremos a exposição de algumas propostas para sua melhoria.

Nenhum comentário: