quarta-feira, 13 de maio de 2009

PROJETO PARA ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS ELETRÔNICOS NUM SITE MUSICAL



INTRODUÇÃO (de Norberto)

Numa nova perspectiva virtual e criando um receptivo ambiente de gestão de documentos, Arquivo Digital no site de gênero específico, Usina do Rock, será a proposta do projeto que caminhará a passos longos e ao mesmo tempo desafiador na organização e estruturação de imagens, fotos, jornais e um banco de dados; contribuindo deste modo na organização de uma arquitetura informacional e tecnológica.
A missão será a disponibilização ao usuário e a sua participação como utilizador de serviços prestados e servidos, compartilhando assim a informação. Um longo e contínuo, mas bem elaborado, caminho é o que se espera alcançar, ainda mais assessorando e interagindo com o usuário em sua visita. È importante o projeto trazer a confiabilidade, facilidade e principalmente a proposta almejada: a inovação e visão técnica como tentativa de atender as reais necessidades dos cidadãos.
Em se tratando de outros sites do gênero, música e focado em rock’n’roll, o que se tem visto é uma não eficaz ação elucidativa de fatos e registros históricos, claro que na opinião crítica do profissional da informação, servindo, portanto, como parâmetro no projeto, à medida que a função do Bibliotecário é organizar e classificar o trajeto a ser seguido, na qual as aplicações de contextualizações e de lógicas instantâneas ajudarão aos usuários em suas localizações. Ainda mais um projeto que já caminha com alguma autonomia, tendo registrado o seu domínio, páginas com link (criação no Fhotoshopping), catalogação em Dublin Core e pesquisas bibliográficas. As futuras inserções contarão com arquivos áudio visual, serviços efetivos em prol do usuário, linguagens padrão e metadados bem definidos no registro das informações.
Os historiadores precisam escrever e interpretar a história brasileira. São, portanto, muito sensíveis ao caos que se encontram os documentos de arquivo. Então resolvem participar da nossa luta para salvar a História Brasileira. Deparam-se com as massas documentais acumuladas e antigas. Em vários países, os historiadores tiveram papel importante para divulgar o valor dos documentos. Mas, cabe ao Arquivista a tarefa de organizar as massas documentais acumuladas e antigas. Nossa metodologia arquivística, deve, portanto sobrepujar às demais (CASTRO; CASTRO; GASPARIAN, 2007).
Enquanto o profissional em questão tenta se enquadrar em novos conceitos da profissão, com a função neste projeto de exercer o perfil de educador informativo também, há que se acreditar no entretenimento não só como vazão de aficionados colecionadores, mas sobremaneira na extensão cultural valorizando sempre mais o “Patrimônio Arquivístico”. Também ênfase será destinada ao Marketing, primordial para junção dos valores agregados e para distribuição e organização de eventos eletrônicos.
No campo da Biblioteconomia o investimento se torna incansável nas áreas do conhecimento específico, por isso é fundamental mostrar de forma prática alguns mecanismos ou ferramentas de busca na recuperação da informação e classificação, como por exemplo: a indexação de termos, com conteúdo, contexto e estrutura abrangentes, através da taxonomia, elaborados a partir do gênero citado.
A melhor maneira de preservar o conteúdo, o contexto e a estrutura de um documento é gerenciá-lo dentro de um sistema de arquivamento. Um sistema de arquivamento não é só uma peça de “software”. È um sistema completo para capturar, manter e acessar os documentos ao longo do tempo (CASTRO; CASTRO; GASPARIAN, 2007).
Com a inserção de documentos eletrônicos no site “Usina do Rock” espera-se uma mobilidade no empenho de servir a cultura e a seus usuários, sobretudo, viabilizando rotinas de ganho de tempo, melhores resultados, organizando de forma clara e objetiva arquivos, pastas e suas descrições, num ambiente on-line ou inspirado na web, nascendo digital ou não, capacitando às reais necessidades dos visitantes, de forma que assim sendo o prazer pela profissão se tornará ainda mais gratificante

Nenhum comentário: