quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Luciana Vitalino de Oliveira Camelo

A gestão do conhecimento dentro das organizações: a participação do Bibliotecário.


O profissional bibliotecário sem dúvida nenhuma é um parceiro importante na Gestão do Conhecimento, descobre-se um mercado diferente para este profissional que lida com a informação desde sua aquisição, organização e disseminação.
A gestão do conhecimento é interdisciplinar mas o bibliotecário por já ter em sua formação disciplinas como organização, tecnologia da informação, comunicação sendo um profissional indispensável.
Nos Estados Unidos, a gestão do conhecimento surgiu da inteligência artificial já que a maioria dos sistemas se tornam obsoletos após seis meses. O Japão se preocupava com a inovação e o conhecimento. Já que na Suécia a preocupação com medições estratégicas, baseadas em competências, o que depende do conhecimento dos funcionários levando a uma abertura para a gestão do conhecimento.
No Brasil, este campo é novo mas é importante que se desenvolva uma postura voltada para o aprendizado, e principalmente na disseminação e uso da informação e conhecimento.
Gestão do conhecimento tem um foco na competitividade, passando por pessoas, processos, tecnologias e informação incluindo desenvolvimento, preservação, utilização e compartilhamento do conhecimento adquirido.
Realmente é difícil perceber e entender o quanto a gestão do conhecimento pode contribuir. Mapear os processos nem sempre é fácil mas com o tempo será perceptível que a falta do conhecimento registrado acarretará prejuízos. As empresas devem deixar de serem locais onde as pessoas estão pensando e produzindo conhecimento (DAVENPORT E PRUSAK, 1998) destacam que são poucos os funcionários capazes de estruturar seu conhecimento.
A gestão do conhecimento é um trabalho de equipe, e deve fazer parte da rotina de todos os membros da organização.
TEIXEIRA FILHO (2001) estabelece que para a implantação da gestão do conhecimento a estruturação de glossários e a indexação de conteúdos são importantes fatores, e o Bibliotecário ou Analistas da Informação são profissionais preparados para este trabalho.
Portanto abre-se uma “nova” porta para o mercado de trabalho do profissional da informação mas cabe a ele ser integrante participativo da gestão do conhecimento, mostrando e exercendo duas habilidades.

BEM, Roberta Moraes de; RIBEIRO JÚNIOR, Divino Ignácio. A gestão do conhecimento dentro das organizações: a participação do bibliotecário. Revista Acb: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 11, n. 1, p.75-82, 2006. Semestral.

Nenhum comentário: