quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

O questionário na pesquisa científica

Resenha do artigo:

Chagas, Anivaldo Tadeu Roston. O questionário na pesquisa científica. Disponível em: http://www.vrnet.com.br/pauline/docs/legislacao/textos/O%20Question%C3%A1rio%20na%20pesquisa%20cient%C3%ADfica.pdf
Acesso: 12 nov. 2008


O artigo de Chagas tem como objetivo mostrar a opinião de vários autores sobre a elaboração de um questionário e os cuidados com a sua elaboração e com a sua aplicação, para que seja uma ferramenta útil para os pesquisadores e os ajude a atingir seus objetivos.
O autor pretende com este texto fornecer um roteiro analisado das etapas a serem seguidas para que o questionário seja o mais eficaz possível.
No início e dada ênfase aos erros cometidos por quem escolhe esta ferramenta para coleta de dados, os mais comuns são os amostrais que estão relacionados com a escolha e o tamanho da amostra, e os não-amostrais que ocorrem devido a vários fatores como, questões mal elaboradas, dúbias ou tendenciosas e medição com uso errado de escalas, o que pode gerar vários tipos de erros na avaliação dos resultados comprometendo assim toda a pesquisa.
O autor cita e explica ainda os fatores que podem gerar diferenças nos resultados obtidos através do questionário.
A construção de um bom questionário, segundo o mesmo, depende do conhecimento de técnicas, da experiência do pesquisador e principalmente de se ter um método com as etapas básicas para seguir.
O artigo, a meu ver, cumpri a sua função de ser um roteiro na elaboração de um questionário, pois o autor além de citar didaticamente passo a passo ele também explica e dá as vantagens e desvantagens de cada item considerado importantes, por ele e pelos autores citados.
Para um pesquisador, iniciante, que escolha usar como ferramenta em sua pesquisa a coleta de dados através de um questionário o artigo de Chagas será um excelente roteiro de como elaborá-lo e aplicá-lo com eficiência e eficácia para conseguir atingir os objetivos de sua pesquisa, sem gerar dúvidas quanto a seu resultado.

Mariusa F M Loução

Nenhum comentário: