quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

A importância da metodologia

A IMPORTANCIA DA METODOLOGIA : um exemplo histórico


“A arte de descobrir a verdade é mais preciosa que a maioria das verdades que se descobrem” (Fontenelle)


Apesar de exaustiva literatura a respeito da metodologia científica, verifica-se lacunar a comparação e sua influência perante o conhecimento e o cotidiano dos leigos. O que difere, de fato, o conhecimento popular da ciência? O que torna o conhecimento técnico diferenciado dos dizeres dos mais antigos?
O conhecimento empírico tratado como conhecimento vulgar e do senso comum utiliza-se da “estratégia” ensaios e tentativas, sem levantamento de erros e propostas de atuação. Baseia-se na experiência do indivíduo, recorrendo pouco aos cânones científicos. É, portanto, assistemático e ametódico.
Já o conhecimento cientifico busca além de reconhecer os fenômenos, também conhecer suas causas e suas leis. É por definição, objetivo, pertinente ao interesse intelectual e o espírito crítico. Como similaridade com o conhecimento empírico, pode-se sugerir a proximidade de seus objetos e até mesmo o imediatismo, perceptíveis pelos sentidos ou, no caso da ciência, por instrumentos, “(...) sendo de ordem material ou física, são suscetíveis de experimentação”. (Cervo,A. L.; Bervian, P. A, 2002, p.10).
Reconhecendo a notória relevância tanto o conhecimento empírico como o conhecimento cientifico, esta resenha pretende modestamente, suscitar trechos de salutares referências bibliográficas e retomar essa discussão primordial para melhor apreensão dos fundamentos de metodologia, e demonstrar, tomando a antropologia e a historia como ciências dotadas também de metodologias próprias, um dos grandes saltos evolutivos do homem, a ocupação da América e a importância do desenvolvimento e da cristalização das técnicas e do método[1].

Definição

Para Asti Vera (1973), metodologia é “(...) estudo analítico e crítico dos métodos de investigação e de prova (...) [atua] como descrição, análise e avaliação crítica dos métodos de investigação” (p.8).
É a redução das tentativas de ensaio e erro, apresentadas pelo conhecimento popular, traçando os caminhos percorridos pelo pesquisador–cientista. Analisa seus procedimentos, que são instrumentos para alcançar os fins da investigação. É mais generalista que a técnica, que é a definição dos meios auxiliares para a conclusão da pesquisa[2].
Para Einstein, “(...) a compreensão, se alcança, quando reduzimos os fenômenos, por um processo lógico, a algo já conhecido (ou na aparência) evidente”. (Asti Vera, 1973, p.9). Deste modo, complementando Asti Vera, Einstein demonstra que o uso da metodologia é o ponto alto da lucidez do cientista, que busca otimização dos recursos, redução de tempo, e melhor aproveitamento dos materiais, usando a lógica de experiências anteriores, colocando em cheque dados ulteriores e usando a crítica na avaliação dos resultados.
Como a definição e escolha do método dependem principalmente do objeto a ser pesquisado, as investigações coroadas com êxito são aquelas que observam os avanços e retrocessos dos processos.
Para Cervo e Bervian (Cervo,A. L; Bervian, P. A, 2002), “o método é fator de segurança e economia na ciência”. (p.23). Corroboram a importância da adoção de metodologia adequada indicando que “(...) a ciência é uma das poucas realidades que podem ser legadas a gerações seguintes” (p.5). O uso de métodos e da ciência no cotidiano humano será melhor explicitado com o autor escolhido para o debate, Darcy Ribeiro.

Importância & exemplo

“(...) [a ciência pretende aproximar-se] cada vez mais da verdade através de métodos que proporcionem controle, sistematização, revisão e segurança maior do que outras formas de saber não-científicas”. (Cervo, A. L.; Bervian, P. A., 2002, p. 10).

Sugere-se, dessa forma, que a metodologia auxilia a atualização histórica dos povos no desenvolvimento de tecnologias: as transposições da agricultura rudimentar para as modernas técnicas de cultivo, podem ser entendidas como um dos exemplos primordiais no entendimento da metodologia como fator preponderante evolutivo humano[3].
Em 1972, surge um livro referência na ciência brasileira: o processo civilizatório, de Darcy Ribeiro, pesquisador mineiro, formado em São Paulo e estudioso dos indígenas, principalmente do centro do Brasil. A guisa de elucidar o processo de evolução americano, Darcy vai estudar desde a formação das primeiras civilizações humanas, tentando desta forma destrinchar as motivações para a disparidades entre as nações modernas e as desigualdades, principalmente dos povos ditos atrasados.

“Como classificar, uns em relação aos outros, os povos indígenas que variavam desde altas civilizações até hordas pré-agrícolas e que reagiram à conquista segundo o grau de desenvolvimento que haviam alcançado? Como situar em relação àqueles povos e aos europeus, os africanos desgarrados de grupos em distintos graus de desenvolvimento para serem transladados à América como mão-de-obra escrava? Como classificar os europeus que regeram a conquista? Os ibérios que chegaram primeiro e os nórdicos que vieram depois - sucedendo-os no domínio de extensas áreas - configuravam o mesmo tipo de formação sociocultural? Finalmente, como classificar e relacionar as sociedades nacionais americanas por seu grau de incorporação aos moldes de vida da civilização agrária-mercantil e, já agora, da civilização industrial? (Ribeiro, D., 1972, p.02).

Chega a conclusão de que a forma das alterações produtivas, como o uso do regadio por civilizações orientais, e as transposições de cultivo para evitar o desgaste da terra na Europa pós-medieval trouxeram avanços técnicos a essas populações, que não foram implantados nas populações dominadas, como a americana: o método não foi trazido, por conseqüências imediatas tem-se a exploração imediatista e o desgaste do ambiente como fatores determinantes nessas nações.
Ao questionar-se sobre a passagem do agrário-mercantil para o fabril, Ribeiro demonstra o choque da precocidade da mudança[4]; no decorrer do livro, com diversos excertos sobre as técnicas agricultáveis coloca como a mudança do uso exclusivo da sabedoria popular no cultivo com técnicas milenares, mas nem sempre ideais, para o uso de novas técnicas, e por conseqüência, novos métodos auxiliaram na evolução e sucesso dos processos sociais, no caso americano.

Conclusões

Poder-se-ia aqui traçar exemplo em diversas áreas da importância da metodologia nos seus processos, para maior eficácia, eficiência e sobretudo, qualidade de resultados.
Escolheu-se para tal elucidação, a própria historia do homem, em uma de suas parcelas mais significativas, a descoberta da América, e o choque das civilizações envolvidas. A metodologia aqui explicada foi não só a científica, a que auxilia na redação da tese, no desenvolvimento de pesquisas, no que traz a bancada do pesquisador soluções e caminhos, mas também aquela que atua no campo prático, também imbuída de interesse cientificista e desejo de conhecimento.
Mostrou-se, através da bibliografia especifica, que a metodologia não induz o resultados da pesquisa, mas potencializa a agilidade do pesquisador, que através da redução de tempo e gasto com material. Concorda-se com a citação de Einstein que coloca como “processos lógicos” trazem a rápido alcance a compreensão.
A sociedade americana, que também conheceu as mazelas da expropriação, do abusivo colonizador e das espúrias tentativas e conquistas européias sob seu território, também conheceu novas técnicas de cultivo, que visavam sucesso econômico e sublevações competitivas entre as nações. A própria Europa, que historicamente sofreu pandemias de fome e doenças, aprendeu através do desenvolvimento e aplicação de métodos agricultáveis, o quanto lucrativo e menos exaustivo poderia ser a exploração da terra nativa.
O uso de exemplo prático (fático) para suscitar importância da metodologia científica justifica-se dado que não somente em pequenos âmbitos a observância dos métodos alcança vultuosos resultados. O conhecimento empírico trouxe o homem a agricultar rudimentarmente a terra, sobreviver dela; a utilização de métodos e técnicas científicamente desenvolvidas concedeu-lhe a oportunidade de desenvolver a economia, não só sobrevivendo, mas se sustentando como homem produtor num mundo recém-capitalista.
Bibliografia

ASTI VERA, Armando. Metodologia da pesquisa científica. Porto Alegre : Globo, 1973.

CARVALHO, Alex [et al.]. Aprendendo metodologia científica. São Paulo : O Nome da Rosa, 2000. p.11-69.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo : Prentice Hall, 2002.

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 11. ed. São Paulo: Perspectiva, 1994. (Coleção estudos).

RIBEIRO, Darcy. O processo civilizatório: Etapas da evolução sócio-cultural. 10. ed. Petrópolis : Vozes, 1987.

SALOMON, Décio Vieira. Maravilhosa incerteza: pensar, pesquisar e criar. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
[1] Como estudo de caso, preferiu-se não somente se ater a exemplos da literatura científica, e sim trazer exemplo prático de metodologias influenciando diretamente o homem, como neste modelo escolhido, a visão antropológica de Darcy Ribeiro sobre a invasão da América.
[2] O método é o conjunto de das diversas etapas, que são as técnicas. Nota do autor.
[3] Cita-se aqui Darcy Ribeiro, antropólogo brasileiro, em seu livro clássico “Processo civilizatório”, que insere o leitor na noção de atualização histórica das primeiras civilizações até as grandes alterações políticas do século XX. Choca a proposição antagônica oriente-ocidente nas formas de cultivo da terra, do desenvolvimento de tecnologias, e suas implicações na historia da humanidade. Nota do autor.
[4] Neste trecho Darcy justifica o porque do livro e da pesquisa; as sociedades americanas e seus meandros durante a exploração européia e as mudanças bruscas as quais passou desde a invasão, a principio dos ibérios, trazendo métodos diferenciados de cultivo, que alteraram de forma drástica a sociedade aqui existente. Não pertinente a essa resenha, mas sim ao estudo dessas sociedades, deve-se observar que neste caso, a economia, a micro estrutura para Karl Marx, alterou toda a organização social. Nota do autor.

Enviado por Maria Lúcia Fuzaite

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