quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Redação Científica: resenha

A redação científica – Scientific writing
A redação científica é um suporte para a comunicação entre as pessoas interessadas em um mesmo assunto. Para que o seu pensamento expresso através de um texto científico seja efetivo é necessário considerar o perfil do leitor que fará uso do seu trabalho.
A pesquisa científica abrange várias etapas consecutivas, tais como: idéia brilhante, levantamento bibliográfico, formulação da hipótese, delineamento, execução e redação final. A redação é essencial para a divulgação do trabalho científico e a publicação em revistas especializadas é a forma mais efetiva de divulgação.
Considerada um relatório sobre o projeto executado, a redação, precisa ser simples, clara, precisa e concisa. Ao aplicar o seu estilo pessoal ao escrito, o autor deve evitar contaminá-lo com excesso de rebuscamento, erudição, metáforas e trocadilhos, lembrando-se sempre que o texto científico deve ser simples para ser compartilhado com todos os colegas da área.
Alguns passos são importantes para o sucesso do texto científico. Em primeiro lugar é necessário escolher a revista para publicação e estudas suas normas. Em paralelo, a leitura da literatura disponível permite ao autor planejar a redação que precisa ter, claramente, começo, meio e fim.
Os primeiros itens a serem definidos e escritos devem ser os materiais, métodos e resultados. A partir deles, a introdução e discussão serão mais facilmente encarados. Já o título, deve ser deixado por último, pois requer muita habilidade, uma vez que ele terá a função de atrair o leitor. Ao título deve-se atribuir palavras-chaves, pois ele será usado para indexação.
A introdução deve contemplar a pergunta, ou seja, o que será feito, a importância do tema ou problema e é necessário dizer por que a pesquisa foi feita. Não é aconselhável iniciar a introdução com intermináveis aspectos históricos sobre a área estudada, mostrando com isso erudição. Neste item as informações devem ser agrupadas por tópicos e não cronologicamente, fechando o texto com o que se pretende mostrar ao longo do trabalho.
Nos materiais e métodos é preciso incluir as informações que permitam ao leitor repetir o trabalho. É importante descrever as amostras, suas características, critérios de inclusão e exclusão, randomização, seqüência experimental, parâmetros, equipamentos e análise estatística.
Os resultados dever ser expressos de forma simples e sem repetições ou comentários, por meio de tabelas, gráficos, fotos e desenhos.
A discussão é o item que faz a ligação entre os resultados e a literatura. Ela deve explicar os achados, incluir pontos fortes e fracos do trabalho e projetar novas investigações, evitando-se a repetição dos resultados e a introdução. A conclusão é a parte final do trabalho e deve estar alinhada com os objetivos.
O resumo é o item por onde todos começam a leitura do trabalho. Nele devem constar aspectos do contexto, hipótese, objetivos, delineamento geral, resultados com análise estatística, aspectos da discussão e conclusão, em geral em 200 palavras.
Nos agradecimentos, menciona-se a agência financiadora, assim como pessoas e entidades que tenham contribuído na elaboração do artigo. Deve-se evitar agradecimentos por apoio, incentivo, etc.
As referências devem ser colocadas de acordo com as normas da revista, procurando sempre citar autores nacionais e internacionais.
Ao concluir a redação é necessário dar um acabamento ao texto, conferindo todos os itens, as ligações entre sentenças, a padronização do tempo verbal e a pessoa. O autor do texto é aquele que tem a maior participação e escreve o texto final. São co-autores aqueles que participam do efetivamente do projeto e execução do trabalho.
Depois de percorrido esse caminho, o manuscrito deverá ser encaminhado para uma revista, que fará a revisão através de seu corpo editorial.


YOSHIDA, W. B. A redação científica: Scientific writing. J. Vasc. Bras., v. 5, n. 4, p. 245-6, 2006.

Ketleen
Turma: Gestão de Arquivos

Nenhum comentário: