segunda-feira, 26 de maio de 2008

Os 10 Mandamentos da Redação Científica - Grupo 6

Trabalho dos alunos do curso baseado no livro de Gilson Volpato,Dicas para redação científica (vejam post sobre o livro neste blog).



I) Conclua fundamentado em fatos:
O texto tem que ter embasamento e dados concretos e observados. Precisa de evidências para testar suas idéias; os artigos científicos apresentam métodos, resultados, discussão e conclusão.


II) Redija para ser aceito:
Para um documento ser considerado cientifico tem que provar. É importante a aceitação das comunidades científicas. Desta forma, a área cientifica necessita de uma parcela significativa da comunidade científica da mesma área.


III) As conclusões cientificas envolvem interpretação:
Através dos métodos poderá apresentar resultados científicos por meio da estrutura do pensamento aceito pelos seus pares, conhecendo a comunidade cientifica.


IV) Enalteça a novidade do estudo:
A ciência busca conclusões embasadas em resultados, porém tem que trazer novidades. A ciência tem que mudar paradigmas ou não.

V) Apresente conclusão teórica:
O cientista trabalhará com duas variáveis: operacionais e teóricas. Variáveis operacionais são valores quantitativos. Variáveis teóricas são as interpretações dos dados quantitativos, ou seja, representação qualitativa.


VI) Redija guiada pelo tipo da pesquisa:
O tipo de pesquisa influência a redação do artigo, gerando pesquisa com hipótese; sem hipótese; com hipótese de correlação e hipótese de causa-e-efeito.


VII) Obedeça a estrutura lógica do artigo:
O artigo trabalha com o argumento dedutivo e argumento indutivo. O artigo deve apresentar premissas para sustentar a conclusão.


VIII) A ciência é uma atividade internacional:
A ciência produz conhecimento e se preocupa em geral conhecimento. Neste âmbito, as idéias são universais e tem que usar o idioma internacional: “inglês”.

IX) A redação cientifica exige clareza e concisão:
Aqui o cientista tem que eliminar textos prolixos, trabalhando com texto conciso, sintetizando a informação. Deste modo, economiza-se o tempo do leitor com informações relevantes.

X) Redija pensando no leitor:
O cientista tem que escrever seu artigo pensando no leito, ou seja, para que qualquer leitor compreenda o texto, considerando seu mundo teórico e psicológico.

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