sexta-feira, 30 de maio de 2008

Dicas de redação

Trabalho dos alunos do curso baseado no livro de Gilson Volpato,Dicas para redação científica (vejam post sobre o livro neste blog).

Grupo 1: Deise M.T.Pedro, Maria Cristina Rocha de Sacchi, Marilza Siqueira Calvano, Neuza Fusae Okayama Pereira, Roberto Barros de Souza.

Dicas 1 a 5 - O texto deve ser publicado em um periódico de respeitabilidade internacional, que seja de facil acesso.
A redação do trabalho deve ter uma apresentação que desperte o interesse do leitor, sendo clara para facil entendimento e procurando ser criativa para fugir da mesmice.
Dicas 6 a 13 - Insistir sempre na novidade, destacando e valorizando esta originalidade na introdução, no resultado e na discusão. O leitor gosta de novidade, e ela deve ser objetiva, rápida e sem devaneios.
Escolha temas que tenha relevância em sua área ou região. Faça um bom planejamento (metodologia adequada e reconhecida) para melhor aproveitar a idéia. Os objetivos devem ser claros e de facil entendimento, apesar de que alguns pesquisadores tenham que fazê-lo complexo. As estatísticas devem esclarecer, não confundir.
Dicas 14 a 22 - O texto deve ser divulgado em uma publicação de alcance internacional. A redação do trabalho pode ser publicada em mais de uma língua e preferencialmente em inglês.
Escolha revistas conceituadas internacionalmente, avaliadas constantemente e indexada em boas bases.
O acesso ao artigo também deve ser feito através de bibliotecas virtuais. Deve-se permitir download e ser publicado em revistas com maior indice de especialização em sua área. Escolha uma revista especializada e adequada para seu tema.

Nenhum comentário: