quarta-feira, 19 de novembro de 2008

O papel da TI nos sistemas de Informação

1- Análise

O artigo aborda de forma eficiente o papel da TI na GC (e por consequencia em sistemas de informação), porém traz paralelos que tiram o foco do assunto principal. Os paralelos em si não deixam de ser importantes e mostram questões de destaque como, por exemplo, mensurar ganhos de negócio co ma GC (uma das maiores fontes de preocupação de sobrevivência de programas de GC nas empresas) e visto que ainda são poucas as empresas que implementam programas integrados de GC no Brasil (dados de pesquisas do texto ressaltam que 8% das empresas participantes da pesquisa têm equipes específicas para ações de GC e somente 9% possuem orçamento para essa área).

A TI, portanto, é importante instrumento de apoio à incorporação do conhecimento como o principal agregador de valor aos produtos, processos e serviços entregues pelas organizações aos seus clientes. Assim entende-se aqui a TI como um componente importante de GC e dos sistemas de informação. Porém cabe destacar que a TI também e utilizada para determinar a área responsável pelos sistemas (não só informacionais, mas processuais da mesma forma), além da estrutura tecnológica, de produção, de ligação em rede, de comunicação e de logística.

Acredito ser importante destacar cada vez mais que a TI é responsável pelos sistemas que suportem as atividades de gestão do conhecimento, porém a TI é mais ampla quando analisada do ponto de vista holístico. Esse posicionamento é importante principalmente se destacarmos a posição das autoras no artigo: “Destaca-se, ainda que enquanto a tecnologia da informação e comunicação começou a ser utilizada pelas organizações na década de 1950, o conceito de GC, segundo Sveiby, surgiu no início da década de 1990”. Logo, a TI para GC deve ser sempre contextualizada. Assim, pode-se tentar acabar com a confusão típica de solução tecnológica para um programa de GC que engloba muito mais itens.

Maiores conclusões dos autores destacam que “GC e sistemas de informação, portanto, não é só tecnologia, envolve, além disso, gestão de pessoas, com perspectivas e motivações individuais, processos, aspectos psicológicos, emocionais e valores intrínsecos de personalidade e caráter. Administrar esse recurso pressupõe a prática constante e ininterrupta dos quatro pilares do conhecimento: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver juntos (aprender a viver com os outros); aprender a ser.”. Logo, vemos que há uma preocupação de lista a TI como um pilar de GC, porém o texto pouco aprofunda em argumentos que poderiam facilitar a defesa dessa visão.

Aos profissionais da informação cabe o papel de entender a Tecnologia da Informação como este componente importante, buscando trabalhar junto as áreas de TI – que preocupam-se com sistemas dos mais variados da empresa, aqueles de missão crítica, de apoio aos negócios, além de estrutura tecnológica e de logística – na valorização da gestão e buscando respostas para questões de como mensurar o retorno, para a empresa, do investimento  realizado em gestão do conhecimento.

Charlley Luz - novembro de 2008

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