1- Análise
O artigo aborda de forma eficiente o papel da TI na GC (e por consequencia em sistemas de informação), porém traz paralelos que tiram o foco do assunto principal. Os paralelos em si não deixam de ser importantes e mostram questões de destaque como, por exemplo, mensurar ganhos de negócio co ma GC (uma das maiores fontes de preocupação de sobrevivência de programas de GC nas empresas) e visto que ainda são poucas as empresas que implementam programas integrados de GC no Brasil (dados de pesquisas do texto ressaltam que 8% das empresas participantes da pesquisa têm equipes específicas para ações de GC e somente 9% possuem orçamento para essa área).
A TI, portanto, é importante instrumento de apoio à incorporação do conhecimento como o principal agregador de valor aos produtos, processos e serviços entregues pelas organizações aos seus clientes. Assim entende-se aqui a TI como um componente importante de GC e dos sistemas de informação. Porém cabe destacar que a TI também e utilizada para determinar a área responsável pelos sistemas (não só informacionais, mas processuais da mesma forma), além da estrutura tecnológica, de produção, de ligação em rede, de comunicação e de logística.
Aos profissionais da informação cabe o papel de entender a Tecnologia da Informação como este componente importante, buscando trabalhar junto as áreas de TI – que preocupam-se com sistemas dos mais variados da empresa, aqueles de missão crítica, de apoio aos negócios, além de estrutura tecnológica e de logística – na valorização da gestão e buscando respostas para questões de como mensurar o retorno, para a empresa, do investimento realizado em gestão do conhecimento.
Charlley Luz - novembro de 2008
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