segunda-feira, 9 de junho de 2008

Os 10 mandamentos da redação científica


Trabalho dos alunos do curso baseado no livro de Gilson Volpato,Dicas para redação científica (vejam post sobre o livro neste blog).



A redação Científica compreende trabalhos acadêmicos, artigos científicos e portanto necessita de regras rígidas, não suprimindo a criatividade.
Segundo o autor, são 10 mandamentos para se ter trabalhos acadêmicos bem estruturados. Vejamos a seguir.

I. Embasar fatos em dados concretos. Desenvolver o artigo científico na ciência empírica, ou seja, o pesquisador deve procurar evidências para testar suas idéias.

II. Aprovação da Comunidade Científica. Tornar público seu estudo para aceitação de outros cientistas, utilizando publicações em livros textos e artigos científicos.

III.Convencer a Comunidade Científica. Apontar que seu discurso, sua interpretação, é correta, direcionando o pesquisador na conclusão apontada.

IV. Apresentar inovação em estudos já existentes. Trazer informações novas, dando visões diferentes, formas novas de se ver um problema antigo, buscando ressaltar a novidade e convencer os leitores.

V. Diferenciar ás variáveis de uma redação científica. Essas variáveis são: Operacionais – quantificação, isso é, contagem, medidas, peso, valores, etc; Teórica – conclusões resultadas da operacional, provar sua tese através de dados operacionais.

VI. Guiar através do tipo de pesquisa: Pesquisa sem hipótese: Argumento sem o fato, Pesquisa com hipótese: Argumento com o fato, sendo que se destrincha em Hipótese de correlação - uma pesquisa com viés que não estão necessariamente relacionadas e Hipótese de causa efeito – Contrário da hipótese de correlação. É relacionada a outra pesquisa.

VII. Utilizar a estrutura lógica para elaboração do texto científico.
Um argumento refere-se um conjunto de enunciados dos quais um é a conclusão e os demais premissas. Os argumentos estão divididos em dedutivos e indutivos. O dedutivo é válido quando suas premissas, se verdadeiras, a conclusão é também verdadeira. O indutivo ressalta que a verdade das premissas não basta para assegurar a verdade da conclusão. As premissas e a conclusão de um argumento, formuladas em uma linguagem estruturada, permitem que o argumento possa ter uma análise lógica apropriada para a verificação de sua validade.

VIII. A ciência fala idioma internacional. Escrever o texto cientifico em outro idioma, particularmente o inglês.

VIX. O estudo deve ter clareza e ser objetivo.

X. Envolver o receptor, interagindo, criando empatia.

Nenhum comentário: