quarta-feira, 11 de junho de 2008

Dicas de redação científica 69 - 92

Trabalho dos alunos do curso baseado no livro de Gilson Volpato,Dicas para redação científica (vejam post sobre o livro neste blog).

Nomes: Carlos José Quinteiro
Júlio Flávio Correia Marinho
Raquel Silva
Vanessa Santos
Walquiria Cavalcanti


69- Ressalte a novidade de seu estudo
Destacar a novidade. Convencer o leitor de que sua pesquisa tem algo de novo.


70- Inclua definições necessárias e defina com objetividade e clareza
Usar terminologia acessível tanto para o leigo quanto para o especialista.


71- Avalie o poder de argumentação da introdução
A introdução deve ser lida ou entendida por profissional da área. Nessa leitura se o profissional conseguir identificar os objetivos significa que sua argumentação está clara e coerente.


MÉTODOS

72- Seja minucioso, sem cair no exagero do detalhamento
Detalhar os itens relevantes do trabalho sem grandes excessos.


73- Nunca dê uma informação que, para ser entendida, requeira informações que se apresentarão muito à frente.
Detalhe parcialmente. Nunca dar detalhes futuros ao leitor, sem já ter explicado o tópico anteriormente.


74- Mostre primeiro os aspectos gerais; depois o detalhamento
Mostrar primeiramente aspectos gerais do todo, em seguida detalhar melhor o assunto.


75- Apresente os itens na seguinte seqüência: a. organismo ou área; b. delineamento; c. procedimentos específicos; d. Análise dos dados
Apresentar itens na seqüência: a) Introdução b)Desenvolvimento c)Conclusão


76- Apresente o texto dividido em tópicos
Apresentar o texto dividido em tópicos facilitará ao leitor buscar os assuntos individualmente.


77- Sempre que possível, apresente o delineamento da pesquisa na forma de um esquema
Apresentar pesquisa em forma de esquema

78- Descreva com precisão
Descrever os termos com precisão


79- Use siglas de fácil entendimento e memorização
Usar siglas de fácil entendimento e memorização


80- Use o ~ para indicar “aproximadamente”
Usar (~) para indicar proximidade


81- Inclua aprovação das Instituições de Ética na pesquisa
Quando necessário, incluir aprovação de comissão de ética ou deve-se dizer explicitamente no decorrer do trabalho que as condutas estão de acordo com a legislação.


82- Só inclua os resultados que usar na Discussão
Somente incluir resultados utilizados na discussão, pois estes devem sustentar a conclusão


83- Apresente os resultados na seqüência em que aparecerão na Discussão
Apresentar resultados na seqüência em que aparecem na discussão, auxilia o entendimento do leitor.


84- Redija os resultados no passado
Redigir resultados com os tempos verbais no passado, já que estes foram obtidos através de amostras observadas no passado.


85- Não confunda ponto com vírgula
Não confundir ponto com vírgula Ex: 1,5 em português e 1.5 em inglês


86- Use abreviaturas convencionais
Usar abreviaturas padronizadas na língua, não inventar


87- Ao apresentar valores de tendência central, inclua sempre a variabilidade correspondente
Tópico muito específico para trabalhos estatísticos


88- Use o Desvio Padrão e não o Erro padrão
Tópico muito específico para trabalhos estatísticos


89- Padronize os arredondamentos na média e no respectivo desvio-padrão
Tópico muito específico para trabalhos estatísticos

90- Sempre apresente a significância estatística dos dados, indicando o teste usado, o valor da estatística calculada e o valor de P.
Tópico muito específico para trabalhos estatísticos


91- Cuidado com generalizações estatísticas
Tópico muito específico para trabalhos estatísticos


92- Não descarte a estatística usando tendência à significância
Tópico muito específico para trabalhos estatísticos



Bibliografia

VOLPATO, Gilson Luiz. Dicas para redação científica. 84p.







segunda-feira, 9 de junho de 2008

Os 10 mandamentos da redação científica


Trabalho dos alunos do curso baseado no livro de Gilson Volpato,Dicas para redação científica (vejam post sobre o livro neste blog).



A redação Científica compreende trabalhos acadêmicos, artigos científicos e portanto necessita de regras rígidas, não suprimindo a criatividade.
Segundo o autor, são 10 mandamentos para se ter trabalhos acadêmicos bem estruturados. Vejamos a seguir.

I. Embasar fatos em dados concretos. Desenvolver o artigo científico na ciência empírica, ou seja, o pesquisador deve procurar evidências para testar suas idéias.

II. Aprovação da Comunidade Científica. Tornar público seu estudo para aceitação de outros cientistas, utilizando publicações em livros textos e artigos científicos.

III.Convencer a Comunidade Científica. Apontar que seu discurso, sua interpretação, é correta, direcionando o pesquisador na conclusão apontada.

IV. Apresentar inovação em estudos já existentes. Trazer informações novas, dando visões diferentes, formas novas de se ver um problema antigo, buscando ressaltar a novidade e convencer os leitores.

V. Diferenciar ás variáveis de uma redação científica. Essas variáveis são: Operacionais – quantificação, isso é, contagem, medidas, peso, valores, etc; Teórica – conclusões resultadas da operacional, provar sua tese através de dados operacionais.

VI. Guiar através do tipo de pesquisa: Pesquisa sem hipótese: Argumento sem o fato, Pesquisa com hipótese: Argumento com o fato, sendo que se destrincha em Hipótese de correlação - uma pesquisa com viés que não estão necessariamente relacionadas e Hipótese de causa efeito – Contrário da hipótese de correlação. É relacionada a outra pesquisa.

VII. Utilizar a estrutura lógica para elaboração do texto científico.
Um argumento refere-se um conjunto de enunciados dos quais um é a conclusão e os demais premissas. Os argumentos estão divididos em dedutivos e indutivos. O dedutivo é válido quando suas premissas, se verdadeiras, a conclusão é também verdadeira. O indutivo ressalta que a verdade das premissas não basta para assegurar a verdade da conclusão. As premissas e a conclusão de um argumento, formuladas em uma linguagem estruturada, permitem que o argumento possa ter uma análise lógica apropriada para a verificação de sua validade.

VIII. A ciência fala idioma internacional. Escrever o texto cientifico em outro idioma, particularmente o inglês.

VIX. O estudo deve ter clareza e ser objetivo.

X. Envolver o receptor, interagindo, criando empatia.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Dicas de redação científica 115 a 137

Trabalho dos alunos do curso baseado no livro de Gilson Volpato,Dicas para redação científica (vejam post sobre o livro neste blog).

GRUPO 6
Ana Carla Paes Pizzolito

Enid Krebsky de Carvalho
Janaína Mendonça Rodini
Ricardo Cesar Silva
Sirlene Aparecida Santos

115 – As conclusões são redigidas no presente
Enquanto a conclusão não for rebatida por outro autor, ela fica válida para o passado, presente e futuro. Por isso, ela tem que ser redigida no presente.

116 – Inicie com a conclusão mais geral do estudo
O autor sugere colocar a conclusão no primeiro parágrafo sem detalhá-la, validando os métodos, técnicas, resultados e também a conclusão. Por conseguinte, sugere que os valide se não forem óbvios.

117 – Para validar os métodos e técnicas mostre que não são amplamente aceitos na literatura de bom nível internacional
Para validar métodos e técnicas utilize argumentos lógicos. Se a técnica é reconhecida no meio internacional não necessita validá-la, mas tem que provar que usou a técnica correta.

118 – Não deixe resultados sem discutir
Para sua argumentação ser única com fim definido, tem que usar as premissas necessárias mostrando ao leitor suas conclusões a partir da pesquisa. Pois, os resultados dão suportes à conclusão geral.



119 – Valide os resultados
Para validar os resultados ele deve estar dentro de um parâmetro já estabelecido na literatura em situações similares.

120 – Se seu objetivo foi descritivo, ressalte a importância dessa descrição
Ressalte os aspectos relevantes ao leitor.

121 – Fundamente de forma completa as conclusões de causa-e-efeito
Para as conclusões de causa-e-efeito, devemos basear seus resultados na correlação de causa-e-efeito de forma sintética, embasado na literatura.

122 – Fundamente as conclusões de correlação
Para explanação dos dados, utilize argumentos lógicos com base nos seus dados, o qual existe correlação entre as variáveis.

123 – Nas conclusões, mostre ao leitor que atingiu o objetivo
A conclusão deve mostrar claramente que o objetivo foi atingido. Esta pode ser negada, porém não pode ser a demonstração de uma hipótese.

124 – Evite apresentar muitas conclusões
A pesquisa não pode ser pré-definida. Assim, a qualidade da conclusão define a qualidade do estudo, mas o trabalho não pode apresentar várias conclusões, somente apresentar as principais, para não confundir o leitor.

125 – Evidencie na discussão o aspecto teórico do seu estudo
Conclusões são enunciados teóricos; - se tiver que concluir sobre números, utilize o desvio padrão.

126 – Generalize na medida certa
O pesquisador precisa ser crítico e específico em relação à comunidade estudada.

127 – Valide suas conclusões
Para validar suas conclusões, ateste as conclusões mais gerais.

128 – Conclua baseando –se apenas em premissas válidas e claramente aceitas
O pesquisador tem que validar o que é possível de ser validado.

129 – Conclua a partir de evidencias estatisticamente válidas
Utilize como premissa de sua argumentação dados com suportes estatísticos.

130 – Apresente apoio bibliográficos para informações específicas; não inclua referências para informações gerais e já consideradas de domínio na área
As referencias são utilizadas para suporte da pesquisa caso queiram avaliá-las.

131 – Cite os trabalhos clássicos para fundamentar seu texto
Embase seus estudos em trabalhos clássicos.

132 – Não cite trabalhos publicados em periódicos ou idiomas de pouca visibilidade internacional
O pesquisador deve usar fundamentos acessíveis a todos os cientistas.

133 – Não se esqueça das literaturas, mas valide-as incluindo também as atuais
O pesquisador deve citar autores que principiaram a idéia inicial. Citar, também, os pesquisadores atuais mostrando que a idéia ainda é válida.

134 – Atualize sua literatura estatística
Sendo a estatística uma ciência que sempre se renova, portanto, deve-se utilizar autores atuais.



135 – Se julga justo ou adequado, não esqueça de citar trabalhos recentes publicados no periódico ao qual submeterá seu manuscrito
Você deve ser político, referenciando autores que já publicaram artigos no mesmo periódico.

136 – Aproveite seu poder de divulgação e não se esqueça de citar os bons artigos dos autores do seu país
Seguindo a linha política, deve-se citar autores nacionais para enaltecer a pesquisa científica do seu país, como ocorre nos países de primeiro mundo.

137 – Coloque claramente em local visível identificadores do manuscrito
Identifique claramente o título, os autores e a versão do trabalho.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

" DICAS PARA CONSTRUÇÃO DO ARTIGO...RUMO À ACEITAÇÃO", números 23 ao 45.

Trabalho dos alunos do curso baseado no livro de Gilson Volpato,Dicas para redação científica (vejam post sobre o livro neste blog).

Grupo:02
Alunos: Márcio Aparecido Nogueira Vieira
Paulo César Santos
Renata Cunha Vieira Oliveira
Tania Maria Masselli




23- O layout deve ser levado em conta, para facilitar a leitura;
24- O artigo deve ser objetivo, para que o leitor não se canse. No entanto, deve ser conclusivo e bem fundamentado;
25- Argumentar com precisão e sem excessos, visto que os resultados obtidos serão usados na discussão;
26- As conclusões devem se basear nos fatos concretos;
27-Ao apresentar os efeitos de uma pesquisa, deve-se descrever o modo como se chegou a artes resultados;
28- Redigir em idioma internacional (Inglês), para que o trabalho não fique restrito ao âmbito nacional, adquirindo maior visibilidade;
29- Redação “ trás para frente”: consiste em redigir o trabalho obedecendo uma ordem inversa, visando evitar que se produza o trabalho sem uma estrutura lógica estabelecida. O método deve ser utilizado para publicações de artigos, ou seja, após o trabalho pronto.
30- Deve-se evitar excessos, mencionar somente informações estritamente necessárias;
31- Certificar-se os argumentos do texto serão aceitos ou não pelos especialistas da área, após aceito, inicie as correções gramaticais;
32 Cheque as se as fontes consultadas ainda são válidas;
33- Utilize argumentações lógicas;
34/35 As afirmações devem ser fundamentadas em fatos concretos;
36- Utilize e conclua o trabalho na forma pessoal;
37/38/39 - Rediga de forma concisa; o leitor prioriza textos mais curtos, frases com menos de 25 palavras (referencial) são consideradas de boa qualidade em periódicos científicos;
40- As informações consideradas como novidades devem ser inseridas no final do texto, pois permite ao leitor uma leitura linear;
41- Alterar o parágrafo ao concluir uma nova idéia
42- As Argumentações exigidas em parágrafos devem ser inseridas no início do mesmo;
43- Rediga parágrafos curtos, pois parágrafos longos são cansativos ao leitor;
44- Construa as frase obedecendo a ordem direta: sujeito, verbo e complemento;
45 –Não utilize linguagem informal, ou terminologias muito específicas da área, pois não terão sentido para leitores de outras áreas.