sexta-feira, 30 de maio de 2008

Dicas de redação

Trabalho dos alunos do curso baseado no livro de Gilson Volpato,Dicas para redação científica (vejam post sobre o livro neste blog).

Grupo 1: Deise M.T.Pedro, Maria Cristina Rocha de Sacchi, Marilza Siqueira Calvano, Neuza Fusae Okayama Pereira, Roberto Barros de Souza.

Dicas 1 a 5 - O texto deve ser publicado em um periódico de respeitabilidade internacional, que seja de facil acesso.
A redação do trabalho deve ter uma apresentação que desperte o interesse do leitor, sendo clara para facil entendimento e procurando ser criativa para fugir da mesmice.
Dicas 6 a 13 - Insistir sempre na novidade, destacando e valorizando esta originalidade na introdução, no resultado e na discusão. O leitor gosta de novidade, e ela deve ser objetiva, rápida e sem devaneios.
Escolha temas que tenha relevância em sua área ou região. Faça um bom planejamento (metodologia adequada e reconhecida) para melhor aproveitar a idéia. Os objetivos devem ser claros e de facil entendimento, apesar de que alguns pesquisadores tenham que fazê-lo complexo. As estatísticas devem esclarecer, não confundir.
Dicas 14 a 22 - O texto deve ser divulgado em uma publicação de alcance internacional. A redação do trabalho pode ser publicada em mais de uma língua e preferencialmente em inglês.
Escolha revistas conceituadas internacionalmente, avaliadas constantemente e indexada em boas bases.
O acesso ao artigo também deve ser feito através de bibliotecas virtuais. Deve-se permitir download e ser publicado em revistas com maior indice de especialização em sua área. Escolha uma revista especializada e adequada para seu tema.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Dicas de redação


Trabalho dos alunos do curso baseado no livro de Gilson Volpato,Dicas para redação científica (vejam post sobre o livro neste blog).

Grupo: Andrea Hespanha, Graziela do Prado, Fabiana Morais, Renata Tosta

Antes de enviar o artigo, alguns cuidados devem ser tomados. Certificar-se das normas do periódico escolhido, a fim de adequar a formatação/apresentação do artigo a elas, seja para as citações, referências, apresentação das figuras, normas estatísticas etc..
A que se checar o destinatário do material, determinando o nome do editor e a qual periódico está vinculado (alguns editores estão vinculados a mais de uma instituição).
Em havendo mais de um autor, e/ou co-autores, providenciar os termos de aprovação assinado por todos.
Quando do envio, listar todo o material enviado (texto, fotos, figuras, disquete/cd/dvd), além de encaminhar nas quantidades solicitadas.
Na apresentação de seu artigo, seja breve, sem deixar de destacar a relevância de seu trabalho; poupe o tempo do editor, mas mostre sua importância!

Os 10 mandamentos da redação científica

Trabalho dos alunos do curso baseado no livro de Gilson Volpato,Dicas para redação científica (vejam post sobre o livro neste blog).


Grupo: Andrea Hespanha, Fabiana Morais, Graziela do Prado e Renata Tosta.

I. Conclua fundamentado em fatos
As conclusões devem ser descritas, baseadas em fatos, sob o prisma da Ciência Empírica ou Filosófica, que possuem estruturas diversas, a ver:
Ciência Empírica
(Introdução + Métodos + Resultados + Discussão + Conclusão)
Ciência Filosófica
(Introdução + Desenvolvimento + Conclusão)

II. Redija para ser aceito
Escreva de forma a complementar o saber, as teorias e conceitos já existentes.

III. As conclusões científicas envolvem interpretação
Não basta descrever os resultados da pesquisa, há a necessidade de aglutinas os resultados inferindo-lhes valores interpretativos, pois outro pesquisador poderia (poderá) concluir diferentemente. Portanto, analise e comunique suas conclusões com clareza.

IV. Enalteça a novidade do estudo
Destaque, sempre, a(s) novidade(s) do seu estudo, estejam elas na metodologia utilizada, seja no “ambiente” pesquisado, são estas novidades que farão com que seu pares se apropriem de sua pesquisa e a divulguem.

V. Apresente conclusões teóricas
Durante a redação, apresente as variáveis teóricas paralelamente aos dados coletados, de modo a demonstrar o quanto a pesquisa esta embasada solidamente, pois as variáveis teóricas sustentam as variáveis operacionais.

VI. Redija guiado pelo tipo de pesquisa
A apresentação da pesquisa deve coadunar com o tipo de pesquisa, ou seja, se é baseada em formulação, ou não, de hipótese, e em havendo, se é hipótese de correlação ou de causa-e-efeito. Portanto, não deixe de mencionar qualquer dos elementos formadores da pesquisa.

VII. Obedeça à estrutura lógica do artigo
Elabore uma premissa e formule sua conclusão, de forma sustentada.

VIII. A ciência é uma atividade internacional
Escreva preferencialmente em idioma universal, visando a internacionalização e disseminação do conhecimento gerado.

IX. A redação científica exige clareza e concisão
Seja objetivo, preocupando-se com a relevância das informações.

X. Redija pensando no leitor
Escreva de forma clara, precisa e objetiva, em idioma universal, pensando sempre no leitor, em seu pouco tempo e na infinidade de material que ele ainda lerá. Mostre os dados relevantes, fisgando o leitor.

Os 10 mandamentos da redação científica - Grupo 1

Trabalho dos alunos do curso baseado no livro de Gilson Volpato,Dicas para redação científica (vejam post sobre o livro neste blog).

1. Conclua fundamentado em fatos.
A ciência está preocupada com fatos que possam ser comprovados; ao contrário da filosofia que usa a lógica da argumentação.
A ciência desenvolve a seguinte forma em seus artigos: Introdução+Métodos+Resultados+Discusão+Conclusão
A filosofia: Introudução+ Desenvolvimento(Teorias)+Conclusão.
2. Redija para ser aceito.
Deve-se apresentar o texto para que seja aceito pela comunidade científica (divulgação), senão corre-se o risco dele nao fazer parte do universo da ciência.
3.As conclusões científicas envolvem interpretação.
As conclusões não envolvem somente uma comprovação de dados, mas sim uma interpretação criativa que também convença.
4.Enalteça a novidade do estudol
O texo científico deve traçar novos paradigmas, com visões e formas diferentes de se obervar um objeto.
5.Apresente conclusões teóricas.
Um trabalho científico possui duas variáveis: as operacionais(quantitativas) e as teóricas. As operacionáis levam à elaboração de variáveis teóricas (conclusão)
6.Redija guiado pelo tipo de pesquisa.
É a partir do tipo de pesquisa que estruramos o texto científico, estabelecendo-se a lógica da Introdução, dos Métodos e da Discusão. É o tipo de trabalho que que define o método.Com hipóteses ou sem elas.
7.Obedeça à estrutura lógica do artigo.
O texto científico é estruturado através de premissas, deduções e conclusões.A conclusão é embasada nas premissas.
Premissas: Métodos, Resultados, Dados de literatura
Conclusão: conclusões do estudo
8.A ciência é uma atividade internacional.
A ciênca se preocupa com a geração de conhecimento e deve ser intercambiada internacionalmente no idioma inglês.
A tecnologia usa esse conhecimento
9. A redação científica exige clareza e concisão.
A redação dos trabalhos científicos eve ser clara, simples e sintética.
10; Redija pensando no leitor.
O texto científico envolve uma comunicação entre um emissor e um receptor. Escreva para que o receptor entenda.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Os 10 Mandamentos da Redação Científica - Grupo 6

Trabalho dos alunos do curso baseado no livro de Gilson Volpato,Dicas para redação científica (vejam post sobre o livro neste blog).



I) Conclua fundamentado em fatos:
O texto tem que ter embasamento e dados concretos e observados. Precisa de evidências para testar suas idéias; os artigos científicos apresentam métodos, resultados, discussão e conclusão.


II) Redija para ser aceito:
Para um documento ser considerado cientifico tem que provar. É importante a aceitação das comunidades científicas. Desta forma, a área cientifica necessita de uma parcela significativa da comunidade científica da mesma área.


III) As conclusões cientificas envolvem interpretação:
Através dos métodos poderá apresentar resultados científicos por meio da estrutura do pensamento aceito pelos seus pares, conhecendo a comunidade cientifica.


IV) Enalteça a novidade do estudo:
A ciência busca conclusões embasadas em resultados, porém tem que trazer novidades. A ciência tem que mudar paradigmas ou não.

V) Apresente conclusão teórica:
O cientista trabalhará com duas variáveis: operacionais e teóricas. Variáveis operacionais são valores quantitativos. Variáveis teóricas são as interpretações dos dados quantitativos, ou seja, representação qualitativa.


VI) Redija guiada pelo tipo da pesquisa:
O tipo de pesquisa influência a redação do artigo, gerando pesquisa com hipótese; sem hipótese; com hipótese de correlação e hipótese de causa-e-efeito.


VII) Obedeça a estrutura lógica do artigo:
O artigo trabalha com o argumento dedutivo e argumento indutivo. O artigo deve apresentar premissas para sustentar a conclusão.


VIII) A ciência é uma atividade internacional:
A ciência produz conhecimento e se preocupa em geral conhecimento. Neste âmbito, as idéias são universais e tem que usar o idioma internacional: “inglês”.

IX) A redação cientifica exige clareza e concisão:
Aqui o cientista tem que eliminar textos prolixos, trabalhando com texto conciso, sintetizando a informação. Deste modo, economiza-se o tempo do leitor com informações relevantes.

X) Redija pensando no leitor:
O cientista tem que escrever seu artigo pensando no leito, ou seja, para que qualquer leitor compreenda o texto, considerando seu mundo teórico e psicológico.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

10 MANDAMENTOS DA REDAÇÃO CIENTÍFICA pelo Grupo 4


Trabalho dos alunos do curso baseado no livro de Gilson Volpato,
Dicas para redação científica (vejam post sobre o livro neste blog).




1 Conclua fundamentado em fatos
Embasado em dados concretos
Método científico
Conhecimento sobre necessidade de suporte empírico (resultados)
Artigos científicos / introdução + métodos + resultados +discussão + conclusão

2 Redija para ser aceito
Método científico
Conhecimento publicado
Fazer a diferença
Dados adicionais para comentar com a comunidade científica

3 As conclusões científicas envolvem interpretações
Interpretações de dados
Melhor proposta (imaginação + criatividade)
Acréscimo de informações (novos resultados)
Ciência empírica discurso sobre coisas da natureza

4 Artigos antigos (não somente artigos), após estudos refeitos, trazem coisas novas, coisas que antes não eram percebidos. Mas que através de pesquisa mais detalhista, trazem um diferencial

5 Dados precisos, quantitativos e práticos, ajudam à dar mais veracidade e base ao trabalho científico

6 É preciso ter um boa estrutura de trabalho, com base, estudos, pesquisas etc., para o trabalho científico fluir e alcançar objetivos

7 Estrutura: a premissa deve levar à conclusão
Revisão de literatura: as informações das referências levam a inferências do autor
Não é relatório: lista apenas o que sustenta a conclusão

8 Pesquisa científica é internacional por natureza
teoria: deve ter interesse geral e pode ser utilizado por nacionalidades diferentes, o local pode ser universal.

9 Clareza e concisão é igual a ser sintético
Expor as idéias na medida certa é uma forma de respeitar o leitor

10 Texto científico exige comunicação com o interessado (emissor = receptor)
Empatia com as limitações do leitor
Fazer um paralelo com uma aula (autor quer ensinar = leitor quer aprender)

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Redação científica


  • O livro Dicas para redação científica de Gilson Volpato é um trabalho organizado para tornar mais fácil a compreensão e execução desta atividade. O livro é edição do próprio autor. É vendido com exclusividade pela BestWriting. O e.mail para contato é: bestwriting@gmail.com. O preço do livro é R$ 20,00 + envio. Tem desconto de acordo com a quantidade comprada.
  • Outras dicas: agora de Wagner Valenti

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Problemas na área: trabalhos acadêmicos comprados

Indico um link para um artigo sobre trabalhos acadêmicos comprados.
É uma questão que gera bastante discussão. Na FESP, os professores estão atentos a esta questão.
Ë preferível um trabalho mais simples, desenvolvido pelo próprio aluno.
Com as disciplinas e apoio em metodologia de pesquisa e elaboração de trabalhos acadêmicos e as orientações, buscamos colaborar o máximo possível com o aluno para o desenvolvimento do trabalho.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Para nos tornarmos pesquisadores sábios

CONHECIMENTO E SABEDORIA

Dois discípulos procuraram um mestre para saber a diferença entre Conhecimento e Sabedoria.
O mestre disse-lhes:Amanhã, bem cedo, coloquem dentro dos sapatos vinte grãos de feijão, dez em cada pé.Subam, em seguida, a montanha que se encontra junto a esta aldeia, até o ponto mais elevado, com os grãos dentro dos sapatos.
No dia seguinte os jovens discípulos começaram a subir o monte.Lá pela metade um deles estava padecendo de grande sofrimento:seus pés estavam doloridos e ele reclamava muito.
O outro subia naturalmente a montanha.Quando chegaram ao topo um estava com o semblante marcado pela dor; o outro, sorridente.
Então, o que mais sofreu durante a subida perguntou ao colega:- Como você conseguiu realizar a tarefa do mestre com alegria, enquanto para mim foi uma verdadeira tortura?
O companheiro respondeu:- Meu caro colega, ontem à noite cozinhei os vinte grãos de feijão.

É comum que se confunda Conhecimento com Sabedoria, mas essas são coisas bem diferentes.Se prestarmos atenção, podemos verificar que a diferença é clara e visível.
O Conhecimento é o somatório das informações que adquirimos, é a base daquilo que chamamos de Cultura.
Podemos adquirir Conhecimento sem sequer vivermos uma experiência fora dos livros e das aulas teóricas.
Podemos nos tornar Cultos sem sairmos da reclusão de uma biblioteca.
Já a Sabedoria, por outro lado, é o reflexo da vivência, na prática, quer pela experimentação, quer pela observação, da utilização dos conhecimentos previamente adquiridos.
Para se ser Sábio é preciso viver, experimentar, ousar, ponderar, amar, respeitar, ver e ouvir a própria vida.
É preciso buscar, sim, o conhecimento, a informação.
Deve-se atentar para não se tornar alguém fechado em si mesmo e no próprio processo de aprendizado.
Fazer isso é o mesmo que iniciar uma viagem e se encantar tanto com a estrada a ponto de se esquecer para onde se está indo.
E isso não parece ser uma atitude muito sábia.Então, sejamos Sábios:vivamos, amemos e compartilhemos o que há em nossos corações

E que saibamos cozinhar nossos feijões!